A opinião através da Charge, do Cartoon e da Caricatura

    Quando vemos um desenho num jornal ou revista que, geralmente, unem opinião e humor nos traços, às vezes ficamos em dúvida: Isto é uma charge, um cartoon ou uma caricatura? Pois, explicar o que é cada uma destas expressões artísticas e sua relevância para a cidadania é o objetivo da coluna desta semana.
     A charge, o cartoon e a caricatura são expressões artísticas que caminham junto com o jornalismo e a comunicação, e são utilizados como um meio editorial para expor a opinião do veículo sobre um determinado fato, além de ser um instrumento para criticar de forma bem humorada um acontecimento ou comportamento social.

    Mas, qual a diferença entre charge, cartoon e caricatura?
    O termo Charge vem do francês charger que significa carga, exagero; seria “exagerar nos traços do caráter de alguém ou de algo para provocar humor e reflexão.” Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.
    O Cartoon tem sua origem na palavra italiana cartone (cartão, no sentido de pedaço de papel). Chamado também de cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico. Ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.
      A Caricatura, por sua vez, vem da palavra caricare, de origem italiana, que significa carregar - no sentido de aumentar algo em proporção. É um desenho de uma pessoa ou personalidade, que enfatiza as características pessoais de uma forma bem humorada, dando evidência para detalhes da fisionomia, gestos, vícios e hábitos particulares.
      Em Butiá, temos o privilégio de ter excelentes ilustradores, entre eles GILVAN (chargista do Jornal Sobral) e RICARDO KALATA. Estes dois artistas representam um extrato dos talentos que temos nesta cidade. A caricatura abaixo, feita pelo talentoso Ricardo Kalata é um exemplo desta arte.